O COLECIONADOR DE HISTÓRIAS.



Harvey Pekar trabalhou sua via inteira em trabalhos normais, foi arquivista de empresa, onde criava intervalos para vender discos para conseguir uma grana a mais. Conheceu o desenhista Robert Crumb quando foi apresentado a um colecionador de discos de Jazz. Harvey colecionava discos de jazz de forma compulsiva, como se fosse um viciado em drogas. Depois de conhecer Crumb e voltar a ler HQs, resolveu escrever suas próprias histórias, percebendo que existiam histórias que talvez ainda não estivessem sendo contadas. Os escritores e desenhistas de super heróis tinham que chamar a atenção das crianças e adolescente, os escritores de Hqs underground faziam seu trabalho, mas Pekar viu que talvez existissem histórias que não estavam ainda sendo totalmente contadas por aí, ou quis simplesmente contar sobre o dia-a-dia da maneira como ele via as coisas. Depois de certa luta, conseguiu em parte se livrar do vício de colecionar discos raros, que o tomava tempo, energia e dinheiro, e passou a escrever.

Começou escrevendo roteiros e os desenhando com desenhos de palitos, e ao mostrar para amigos, Crumb foi um dos que se interessou em dar uma força e desenhar suas histórias. Neste livro, "Bob and Harvey" está à mostra esse companheirismo entre o roteirista Harvey e o desenhista Bob.




Harvey publicou durante tempo sua revista "American Esplendor" onde contava suas histórias, e foi chamando a atenção do público. Sua forma de escrever e contar as pequenas coisas do cotidiano foi tomando espaço entre os leitores de HQs autorais. Harvey escreve sobre as pequenas coisas do dia a dia, aquilo que passamos e mal percebemos, como uma ida ao supermercado e a melhor forma de não passar uma hora para fazer suas compras, ou sair pôr aí e vender discos para pessoas que nem sempre querem comprar. O cotidiano com suas familiaridades.



Considerado um egocêntrico, Pekar é um autobiógrafo registrando de maneira compulsiva as histórias que se passavam ao seu redor. Ao final do Harvey e Bob, percebemos que Harvey não se curou de um vício de colecionar discos raros, mas sim só o trocou pelo vício de colecionar histórias do cotidiano. Para nossa sorte.



Bob and Harvey - Dois Anti Heróis Americanos
Harvey Pekar e Robert crumb
Conrad Editora
Scans por Rapadura Açucarada


Para baixar Bob and Harvey, aqui ó.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUGAR.

THE GOLD FIRE SESSIONS.