PREGUIÇA NOSSA.

Um homem estranho chega a um lugar estranho, uma ilha, lugar fixo ou de passagem. Um homem chega a esse lugar procurando uma figura estranha e desconhecida, sua filha, ocasionada de um caso acontecido há muito tempo. O homem não sabe quem essa filha é, só seu nome, o mesmo nome de sua mãe. João das águas, o personagem em questão, perambula nas ruas de uma ilha à procura de sua filha. À procura de um pedaço seu?

Nesse roteiro o escritor João Gilberto Noll traça a estória de um homem em busca de um pedaço de seu passado, um homem em busca de um presente. Noll escreve com uma prosa poética sobre a preguiça, a apatia, o desalento neste “Canoas e Marolas”, um dos volumes da coleção Plenos Pecados da Editora Objetiva. Este volume escrito por Noll sobre a preguiça, este pecado tão querido e tão cotidiano. Pecado talvez, que seja o mais difícil de ser perdoado pelos outros. Pecado que definitivamente o homem nos tempos de hoje não deva em razão ou situação alguma possuir. Preguiça, talvez o pior pecado que um homem nos tempos de hoje possa ter. Gilberto Noll escreve e descreve sobre tal pecado, (criando um alter ego?), sobre um homem apagado, transparente, sem voz, sem passado, pronto para se transformar em pedra. Que poderia atravessar a carne de outro homem sem sentir que seria sentido.

[Eu sim era um homem vago, impreciso, e que pouco trocava com a tribo. Eu sim tinha me cansado de tudo, eu sim era a falta em vida].

Preguiça. Talvez pior do que cobiça. Talvez pior do que ira ou Luxúria. Talvez o pior pecado que um homem nos dias de hoje possa cometer.

[“Quanto tempo ainda temos de viagem?” perguntei.

“Esta viagem não acaba”, ele respondeu.

E resolvi encostar a cabeça no seu ombro. E dormir, já que aquela viagem não teria fim.].

Canoas e MarolasJoão Gilberto Noll

Coleção Plenos Pecados

Editora Objetiva

105 páginas.

Comentários

M. disse…
Nunca ouvi falar...Pelo que escreves parece que vale a pena...

Vou procurar...Se me desiludir pagas o livro!!!

lol
Carlos Alberto disse…
Te empresto, então se não gostar, não perdemos nada.

Postagens mais visitadas deste blog

SUGAR.

THE GOLD FIRE SESSIONS.