UM CIDADÃO INSTIGADO.

Se existe uma banda que eu não gostava e passei a gostar do ano passado para cá, foi Cidadão Instigado. Nas primeiras vezes que escutei, não consegui pegar o som da banda, mas depois de certo tempo, me chegou, e muito bem.

Fernando Catatal é da terrinha, e é legal pensar que um dos caras que está fazendo um dos sons mais instigantes no cenário da música brasileira, andava pelas mesmas ruas da cidade em que ando, e estudava música em uma das universidades que tentei entrar. É legal e estranho pensar nisso, e que nossos caminhos nunca se encontraram vivendo nesta mesma cidade ilha, e nunca iriam se encontrar. Catatal, se não me engano (e sempre estou fazendo isso) estudou música na UECE, a Universidade Estadual do Ceará, não concluiu o curso e sartou fora do Forte Fortaleza com sua banda e trabalhando com outros ótimos músicos, como Vanessa da Mata, onde participou de alguns discos da cantora tocando suas guitarras. Assim foi e continua sendo (e espero que por muito tempo), Catatal faz as guitarras nas músicas do cantor Otto. E sendo um guitarrista extremamente experimental e inventivo, Catatal cria melodias com suas 6 cordas que vão do alucinógeno viajante ao raivoso, criando espaços e atmosferas únicas em cada canção que compõem, que pode ir do puro experimentalismo a algum regionalismo.

Com sua banda não é diferente. À frente do Cidadão Instigado, banda que já existe há 14 anos se não me engano, Catatal canta no palco do calmo e tímido ao raivoso, criando músicas com sonoridades incrivelmente e propositalmente bregas que lembram cerveja gelada sendo bebida em bares pé de chinelo acompanhadas por dor de cotovelo, como a música “Te Encontrar Logo” que abre o primeiro disco da banda; “E o Método Túfo de Experiências e “O Tempo” que fecha incrivelmente bem, disco de 2005 que ainda toca aqui no som de casa.

Em outras músicas a banda se mostra agressiva, como “Calma”, e experimental como “Os Urubus Só Pensam em Te comer” e “O Pobre dos Dentes de Ouro”, onde a banda usa toques eletrônicos mesclando com o velho e bom rock and roll. E quando se escuta Cidadão Instigado, a idéia que se tem é a criação de músicas para depois uma desconstrução. É como se eles compusessem canções para que depois de todo o trabalho feito, pegassem as músicas e as desconstruissem, criando mais trabalho, mas com resultados mais significantes e poderosos para quem ouve.

No momento a banda lançou seu 3° disco, que ainda não ouvi, mas que com certeza irei, porque o selo de qualidade de bom som está sempre colado numa banda corajosa de reinventar música em um país repleto de bandas e músicos preguiçosos e modistas, sempre sedentos por conselhos prontos de professores/produtores de gravadoras para transformar todas as músicas em uma só música, todos os cantores em um só cantor, todas as bandas na mesma banda.

Comentários

plincs disse…
eu assino embaixo tudo o que você disse aí, carlos! ouvi tanto na viagem, foi bom demais. olha, me manda um email, tenho novidades: fernandaameireles@gmail.com
beijo enorme!
Carlos Alberto disse…
Legal Fernanda, enviarei sim, faz tempo que não nos falamos.
Beijo.
Little Doly disse…
Muuuuuuuuuuuuuuito boa a descrição do Cidadão Instigado. Cara, eu consegui pegar o fio da meada no final de 2009 pro começo de 2010, em 2008 conheci o cidadão instigado, um brother meu me mostrou O Tempo, achei interessante, a mensagem mesclada ao brega, mas isso me veio de uma maneira q naw atendi a sacada do C.I., era uma banda boa mas naw pra aquele meu momento, qnd meu amigo me pergundou o q eu tinha achado disse q tava na lista dos "tenho q ouvir melhor", pq tinha algo mt peculiar naquele som. Daee, no final de 2009 comecei a ouvir o O Poe.tu de Part.ida, depois disso: PRONNTO! Cidadão Instigado eh uma banda a cara da nossa cidade e ao mesmo tempo a cara de todos, eh uma banda q eh ousada sem querer ser pretenciosa, q usa os elementos q todos os serem dispõe e naw usam. E foi isso q me fez encantar pelo C.I. a poetica do bebum, do Doido, do corno(dentro do rock... poooow!!!)
Fooda!!

Postagens mais visitadas deste blog

SUGAR.