A ARTE QUE SURGE DO LIXO.

O que é que dá para fazer com poeira, lixo e restos de comida? Qualquer um diria que colocar em um caminhão de lixo seria a melhor resposta, mas para os olhos do artista plástico Vik Muniz tudo isso tinha grande talento para se transformar em arte, e foi o que ele fez.


Vik Muniz é um artista brasileiro que recebeu mais notoriedade com seu trabalho em Nova York. E depois de expor em várias galerias nas cidades do Canadá, México, Estados Unidos, Quebec, desta vez atereizou pelo Forte Fortaleza em exposição no Espaço Cultural Unifor, em uma das maiores exposições dedicadas ao artista no Brasil, contendo seus trabalhos do final dos anos 80 até os dias de hoje, que vão de desenhos, fotografias, instalações, esculturas e pinturas feitas com comida.


Trabalhando como disse, com lixo, poeira, restos de comida, Vik Muniz cria sua arte por vezes a partir de obras já existentes, outras vezes á partir do que vê, como sua série "Sugar Children" onde depois de conhecer crianças filhas de trabalhadores em plantações de açúcar em St. Kitts, e após voltar para Nova York Vik resolveu desenhar as fotografias das crianaças usando açucar, como forma de homenagear os fotografados.


As obras recriadas, algumas que já ficaram mais que famosas, como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, Onde Vik resolveu criar duas replicas seguras e detalhadas da pintura de da Vinci, uma feita com Geleia e outra com Manteiga de amendoim. Outras vezes usando qualquer tipo de lixo ele criou formas humanas sendo desenhadas no chão de um galpão como a imagem de Narciso e outros.





Outra recriação foi a pintura simbolizando a Medusa, onde Vik usou macarrão e molho de tomate dentro de um prato, criando o desenho da imagem mitológica.
Vik também pintou o desenho do grande pintor americano Jackson Pollock usando calda de chocolate, na famosa foto onde Pollock mostrava a forma de pintar sua action painting.

Considerado um dos artistas brasileiros que está em maior expansão no momento, seus desenhos recriando pinturas famosas em que usa fios de metal e qualquer forma de lixo podem ser vistas, por exemplo, de segunda a sábado na abertura da novela das 8 que passa às 9 horas da noite na Rede Globo. Aqui em Fortaleza suas obras - mais de 140, estão muito bem distribuídas no espaçoso Espaço Cultural da Unifor, que está aberta ao publico de segunda a sábado, e com entrada franca. A Exposição Vik Muniz fica até dia 16 de agosto, se não me engano, e vale muito dar uma conferida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUGAR.